A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizará, na próxima segunda-feira (24), audiência pública para debater a situação dos abrigos de idosos da Grande Natal. Proposta pelo deputado estadual Gustavo Fernandes (PMDB), a audiência tem o objetivo de buscar soluções para os problemas enfrentados por essas instituições, que estão em situação de dificuldade.
O evento se somará à Caminhada da Solidariedade, projeto pioneiro na Arquidiocese de Natal, que será realizado no próximo dia 30 de agosto, em Natal, no sentido de chamar atenção para a situação dos abrigos de idosos do estado, sem fins lucrativos, que passam por dificuldades, no que diz respeito à manutenção.
O foco, nesse primeiro momento do debate, será as instituições que estão em situação crítica: Instituto Juvino Barreto, Abrigo Anísia Pessoa, Abrigo São Vicente de Paulo, Casa do Idoso Jesus Misericordioso, Lar do Ancião Evangélico (LAE), Espaço Solidário e Lar da Vovozinha.
Participarão da audiência o arcebispo Dom Jaime Vieira, representantes do Ministério Público, das secretarias municipais de Ação Social da Grande Natal, da Secretaria Estadual de Trabalho, Habitação e Assistência Social, além de entidades ligadas aos idosos.
“O mundo de hoje é muitas vezes injusto e insensível com os idosos. Muitos deles são vistos como pessoas que ‘só dão trabalho’, já não produzem mais, são abandonadas nos asilos. Precisamos valorizar nossos idosos, que tanto já fizeram por nós e muitas vezes não têm o reconhecimento devido. Convoco toda a sociedade para essa luta em defesa dos idosos”, declarou Gustavo Fernandes.
Assessoria de Imprensa Gabinete do deputado estadual Gustavo Fernandes